O benefício corporativo do crédito consignado

O benefício corporativo do crédito consignado

É consenso que os benefícios corporativos tem ganhado importância no mercado nos últimos tempos. Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas estão precisando oferecer algo mais para atrair os funcionários.

Sendo a dificuldade financeira um dos mais frequentes problemas pelo qual os brasileiros passam, um benefício corporativo destinado a amenizar essa situação tenderá a ser (na verdade, já é) um dos mais valorizados e procurado pelos trabalhadores (e, consequentemente, pelas empresas).

Sobretudo no atual do cenário financeiro brasileiro, com o “boom” das fintechs (empresas que usam tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros), esse problema tem encontrado soluções interessantes.

Entenda:

Um problema massivo

O cenário financeiro brasileiro está (e sempre esteve) em uma situação crítica. Segundo dados do SPC, o país conta com mais de 62 milhões de pessoas que possuem o nome negativado. Na prática, isso significa que 1 em cada 2 trabalhadores estão com nome sujo.

Mas isso não para por aí. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) concluiu que 84% dos trabalhadores possuem dificuldades financeiras e problemas para lidar com o dinheiro. Por consequência, grande parte deles acaba por se endividar em algum momento.

Logo, é muito plausível dizer que a força de trabalho da maioria absoluta das empresas nacionais está repleta de funcionários com problemas relacionados ao dinheiro. Mas, quais as consequências disso?

Produtividade afetada

Quando se fala de endividamento dos trabalhadores, diversos estudos apontam para uma mesma conclusão: colaboradores endividados produzem menos.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que os funcionários endividados são cerca de 5x mais propensos a:

  • entregarem um trabalho de pior qualidade
  • não concluirem suas tarefas no prazo
  • terem problemas de relacionamento

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria americana PwC, 40% dos funcionários se distraem devido às finanças e 35% têm sua produtividade afetada quando estão passando por dificuldades em relação ao dinheiro.

Definitivamente, a dificuldade financeira do empregado também acaba pesando no bolso empresário.

Soluções e abordagens para esse problema

Pensando em amenizar o endividamento do brasileiro e melhorar sua vida financeira, existem somente duas alternativas cabíveis: crédito consignado e educação financeira.

Sobre educação financeira nas empresas, já detalhamos a importância dela nas empresas e suas consequências benéficas neste artigo.

Vamos, então, falar sobre o benefício corporativo do crédito consignado, atualmente tão desejado pelos funcionários.

Crédito consignado como benefício corporativo

O crédito consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas de pagamento do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Por existir maior segurança e menor inadimplência nessa modalidade, as taxas dos empréstimos costumam ser muito menores, evitando que o funcionário se afogue em dívidas como costuma acontecer com outras modalidades.

Veja no gráfico abaixo a taxa média anual do crédito consignado em comparação com as 3 modalidades de crédito mais populares do país, de acordo com os dados do Banco Central.

Com o crédito consignado em mãos, o funcionário da empresa consegue pagar suas dívidas caras adquiridas em outras modalidades e assumir juros muito menores no consignado. E caso possua, conseguirá tirar o seu nome do vermelho com maior rapidez.

Por consequência, as empresas com esse benefício tendem a:

  • aumentar a produtividade, uma vez que seus colaboradores estarão saudáveis financeiramente
  • ver melhorias no ambiente de trabalho, com funcionários mais satisfeitos pessoal e profissionalmente
  • ver sua atratividade crescendo, uma vez que, em meio a um país tão endividado e com juros abusivos, empresas que concedem benefícios aos seus funcionários viram polos de atração

Como adquirir esse benefício para sua empresa?

Caso você seja um empresário, você pode entrar em contato com Unit, que fornece tanto uma linha de crédito mais barata, quanto a educação financeira aos funcionários. Na prática, isso o ajuda a melhorar a situação dele por duas frentes distintas e complementares. Respondemos pessoalmente a todos os chamados.

Caso você seja um funcionário e deseja levar esse benefício para sua empresa, faça sua solicitação normalmente no nosso site, preenchendo todos os dados solicitados. Nós entraremos em contato com a empresa para buscar a parceria e conseguir atender a sua solicitação.

Se você gostou desse conteúdo, fique ligado aqui no nosso blog e em nossas redes sociais.

Conheça nossa plataforma em https://somosunit.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu