Maiores mitos sobre o crédito consignado

Maiores mitos sobre o crédito consignado

O crédito consignado, por ser a melhor modalidade de crédito no mercado, tem crescido bastante nos últimos anos. Segundo o Banco Central, desde janeiro de 2018 até outubro de 2019, o crédito consignado expandiu mais de 75%. Assim, com maior notoriedade, começaram a surgir alguns mitos sobre essa linha de crédito, o que pode acabar confundindo a cabeça do consumidor.

Pensando nisso, neste artigo iremos esclarecer os principais mitos que são espalhados por aí a respeito do crédito consignado.

1. Qualquer pessoa que possua uma renda mensal pode solicitar um empréstimo consignado

Não. Não é qualquer pessoa pode. Apenas empregados (públicos ou privados) e aposentados possuem acesso a essa modalidade de crédito. Isso acontece pois as parcelas para o pagamento do empréstimo consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário ou da pensão do beneficiário do INSS. Logo, outros tipos de profissional, como empresários e autônomos, não estão aptos a receberem empréstimos desse tipo.

2. Preciso fazer um pagamento antecipado para receber o meu crédito consignado

Mito. Nenhuma instituição irá te pedir um depósito antecipado para poder liberar o crédito, sob nenhuma hipótese. Além de ser crime, isso é um sinal claro de golpe, ou seja, pessoas estão buscando que você realize o pagamento para elas, sendo que elas não irão te enviar o dinheiro solicitado.

Geralmente, os pedidos de depósito prévio vêm disfarçados sob o pretexto de avaliar sua capacidade de pagamento do empréstimo ou de serem destinados ao pagamento de taxas e tarifas. Em ambas as situações não há necessidade de pagamento antecipado, além de estarem em desacordo com a lei.

3. Só posso pegar um empréstimo consignado no banco em que tenho conta.

Você pode pegar empréstimo consignado em qualquer instituição que ofereça essa modalidade de crédito. Uma ótima alternativa aos bancos, que costumam ter processos burocráticos e demorados, são as fintechs, como a Unit. Uma fintech é uma empresa que mescla atividades financeiras com tecnologia, aplicada para facilitar ao máximo a experiência do cliente.

Se você quiser ter uma experiência sendo cliente de uma fintech, basta acessar https://www.somosunit.com.br e fazer sua solicitação. Em menos de 4 dias o dinheiro já pode estar na sua conta.

4. Posso solicitar (e receber) qualquer valor de empréstimo.

Outro mito. Pela lei nº 10.820/2003, cada cidadão pode comprometer até 30% renda líquida mensal com o crédito consignado. É o que chamamos de “margem consignável”. Ou seja, existe um valor limite para que você receba em empréstimos.

5. Só posso pegar um empréstimo consignado por vez.

Desde que seja respeitada a margem consignável, você pode receber quantos empréstimo quiser. No entanto, é preciso avaliar se é realmente necessário solicitar uma número grande de empréstimos, pois isso compromete cada vez mais a sua renda com o pagamento dessas operações.

6. Essa modalidade de empréstimo não precisa passar pela análise de crédito.

Precisa. Na verdade, a análise de crédito é um fator primordial para essa linha. Além de ser mais “criteriosa” do que na outras modalidades, pois o empréstimo é liberado somente após acesso a uma grande parte das informações bancárias do consumidor, a análise de crédito é o que permite que sejam aplicadas diferentes taxas de juros para diferentes consumidores, de acordo com sua situação. Quanto mais segurança e robustez financeira o tomador passa para a instituição, menores costumam ser suas taxas.

Portanto, ao ouvir alguma dessas declarações, lembre-se: são todas falsas.
O crédito consignado é a melhor modalidade do mercado, devido a maior segurança e transparência em suas operações, permitindo também menores taxas e parcelas ao tomador.

Está precisando de um empréstimo? Acesse https://www.somosunit.com.br e faça já a sua solicitação de crédito com taxas e parcelas de 4x a 8x menores com a UNIT.

Deixe uma resposta

Fechar Menu