fbpx
O problema do crédito no Brasil

O problema do crédito no Brasil

Hoje, o endividamento das famílias e o crédito no Brasil são problemas sérios. De acordo com o SPC, são mais de 62 milhões de brasileiros com nome negativado e 84% dos celetistas enfrentando dificuldades financeiras.

O fato é que, atualmente, apenas os quatro maiores bancos do país detêm quase 80% do mercado de crédito, de acordo com dados do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central divulgado em outubro de 2018.

Esse oligopólio dos bancos (concentração do mercado nas mãos de poucas instituições) diminui a capacidade de competição das outras empresas do ramo e ainda é uma das causas do alto spread (diferença entre o que o banco paga para captar recursos e o que cobra para emprestar) praticado no país. Afinal, como existem poucos concorrentes pressionando esses bancos a oferecerem um crédito mais barato e de maior qualidade, sob a ameaça de perder clientes para outro competidor que o faça, os juros permanecem altos.

Veja só:

Os bancos brasileiros são os mais rentáveis do planeta

Exatamente isso que você leu.

Os 4 maiores bancos brasileiros são os mais rentáveis de todo o planeta. Isso se deve justamente ao altíssimo spread bancário (diferença entre a taxa que os bancos cobram da população nos empréstimos e a taxa que eles pagam para captar o dinheiro que nos é emprestado) cobrado por eles, que é possível devido a falta de concorrentes, como explicado acima.

Para se ter uma ideia, os juros cobrados pelos grandes bancos do país são extremamente abusivos: a taxa média de juros cobrada no cheque especial (com as novas regras) é igual a 150% e quase 300% no rotativo do cartão de crédito, de acordo com dados do Banco Central.

O crédito de qualidade não chega para o trabalhador brasileiro

Cerca de 3 em cada 10 brasileiros têm algum tipo de empréstimo contratado em bancos ou outras instituições financeiras. E segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do total de consumidores que recorrem ao crédito, 42% o fazem para quitar dívidas. Ou seja, esta é a principal finalidade do empréstimo no nosso país.

Definitivamente, um problema estrutural existe e é preocupante: o brasileiro está endividado e não tem acesso a crédito barato, em especial aqueles que trabalham na iniciativa privada.

Sobre crédito no Brasil: uma solução para esse problema está ganhando força (e você pode acessá-la).

Apesar do cenário de juros altíssimos nos empréstimo nacionais, temos visto um (pequeno) avanço no mercado de crédito de qualidade. Uma das linhas de crédito que mais cresceu nos últimos anos é o crédito consignado.

O empréstimo consignado é uma modalidade que tem suas parcelas descontadas diretamente em folha de pagamento, sem que o tomador precise se preocupar com boletos e prazos de pagamento.

Na prática, isso torna a operação muito mais segura, permitindo que a taxa de juros cobrada sobre essa modalidade seja muito inferior às demais.

Observe no gráfico abaixo uma comparação do crédito consignado privado (aquele oferecido para funcionários da iniciativa privada) com as 3 mais populares linhas de crédito no Brasil.

gráfico modalidades de crédito.png

No entanto, o consignado não chega ao trabalhador brasileiro (sobretudo da inciativa privada). Devido à falta de concorrência, os consumidores não tem para onde fugir: acabam se rendendo aos empréstimos caros e abusivos empurrados pelos bancos.

Somente 6,7% dos trabalhadores de iniciativa privada possuem acesso à essa modalidade. A outra parcela, infelizmente, acaba se rendendo ao endividamento com juros altos, o que acaba prejudicando muito o orçamento doméstico no longo prazo.

É exatamente nesse contexto que a Unit foi criada: com objetivo de melhorar a vida financeira do trabalhador brasileiro, permitindo que o maior número de pessoas possível acesse o crédito consignado. Mais do que isso, a Unit também oferece educação financeira, outro pilar fundamental para que a população consiga sair do endividamento.

Quer fazer um empréstimo consignado? Quer levar esse benefício (além da educação financeira) para dentro da sua empresa?

Acesse nosso site e faça uma solicitação.

Conheça nossa plataforma em www.somosunit.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu