Benefícios de um Programa de Educação Financeira para sua empresa

Benefícios de um Programa de Educação Financeira para sua empresa

Imagino que, a essa altura do campeonato, não é preciso dizer que o endividamento é um problema massivo no país. Mas vou dizer mesmo assim (é algo sério demais para ser deixado de lado).

Mais de 60% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Isso significa que mais de 40 milhões de famílias não conseguem pagar todas as suas dívidas ao final do mês e precisam pegar emprestado.

Caótico.

Além disso, um em cada dois trabalhadores brasileiro estão com o nome negativado em algum dos órgãos de proteção ao crédito, de acordo com um estudo feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Números muito significativos para um país de pouco mais de 200 milhões de habitantes.

E, por mais que poucas pessoas se atentem a isso, esse fato prejudica as empresas do nosso país.

Você, empresário, já parou para pensar que uma boa parte da força de trabalho da sua empresa pode estar dentro dessa estatística?

Você promove alguma iniciativa visando a conscientização dos seus funcionários sobre a importância do equilíbrio financeiro? 

Não cuidar da sua força de trabalho pode estar diminuindo seus lucros

Se não promove, tudo bem. Muitas outras empresas também não. 

Mas por pouco tempo: 76% dos trabalhadores com problemas financeiros disseram que seriam atraídos por outra empresa que se preocupasse mais com seu bem-estar financeiro, segundo a pesquisa Workplace Benefits Report, conduzida pelo Bank of America. 

Ou seja: é melhor você começar a se preocupar com isso. Mas não só por esse motivo.

Se a manutenção da sua força de trabalho não é motivação suficiente para começar a se preocupar com a situação financeira dos seus funcionários, pense no desempenho da sua empresa. Ele está sendo (muito) prejudicado. 

Segundo a pesquisa citada, 53% dos trabalhadores afirmam que o estresse financeiro interfere em seu foco e produtividade no trabalho.

Além disso, de acordo com uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Harvard, funcionários endividados são 5x mais propensos a:

  • entregarem um trabalho de pior qualidade
  • não concluírem suas tarefas no prazo
  • ter problemas de relacionamento com a equipe

No final das contas, a produção e a receita da sua empresa são afetadas. Mas como resolver os problemas financeiros dos seus funcionários?

Um Programa de Educação Financeira é uma das melhores (se não a melhor) das soluções.

Programa de educação financeira: o que é e quais os benefícios?

Como o próprio nome já diz, o Programa de educação financeira busca instruir financeiramente os participantes (nesse caso, os seus colaboradores).

Em um bom Programa de educação financeira, é comum que (a depender da vontade e disponibilidade da empresa) os colaboradores possam assistir a um workshop presencial sobre os principais assuntos de orientação em relação ao dinheiro. 

Além disso, material de apoio on-line (cursos em vídeo, apostilas, etc) é fundamental — afinal, sabemos que não é um workshop de poucas horas que vai mudar a vida financeira da sua força de trabalho. Desse modo, o seu colaborador pode acessar os conteúdos quando quiser, e aqueles que não puderam comparecer ao workshop presencial também conseguem usufruir plenamente desse benefício.

E isso é muito bom para os dois lados: empresa e colaboradores

No final das contas, é um situação ganha-ganha.

A empresa consegue se tornar mais produtiva, rentável e com um ambiente mais agradável, pois as mazelas do endividamento dos seus funcionários terão sido amenizadas.

Por ser um diferencial, é possível que haja procura para trabalhar na sua empresa, pois ela é uma das poucas (por enquanto) que cuida e se interessa pela saúde financeira dos colaboradores.

E claro, eles também saem ganhando. Com o Programa de educação financeira, eles terão um grande suporte (via conhecimento e orientação prática) para sair das dívidas e pôr as contas no lugar. Uma vida financeiramente equilibrada faz com que os problemas de estresse, de relacionamento com parceiros de trabalho, de diminuição da produtividade, entre vários outros que prejudicavam os seus funcionários sejam amenizados.

Nós, da Unit, oferecemos um Programa de Educação Financeira para os funcionários das empresas que são nossas parceiras, além de uma linha de crédito exclusiva e com taxas até 15x menores do que o mercado.

Caso você tenha interesse, basta acessar o nosso site e entrar em contato.

Deixe uma resposta

Fechar Menu