fbpx
Os impactos da educação financeira na produtividade do trabalhador

Os impactos da educação financeira na produtividade do trabalhador

A educação financeira do colaborador, que o faz ter uma melhor condição de vida, é um fator que diversas vezes não é considerada pelo empregador. Porém esta pode afetar diretamente no desempenho do trabalhador. Existem alguns estudos que mostram a relação direta entre a vida financeira e a produtividade do trabalhador.

Educação financeira vs. produtividade do trabalhador

De acordo com uma pesquisa “Employee Financial Wellness Survey” (PWC,2018), pesquisa essa realizada nos EUA com mais de 1600 colaboradores, quase metade dos funcionários, cerca de 47%, relatam que estão estressados com sua situação financeira e 41% dizem que seu nível de estresse aumentou nos últimos 12 meses.

Esta mesma pesquisa ainda diz que 25% dos funcionários relatam que os problemas com finanças pessoais têm sido uma distração no trabalho. 43% das pessoas que estão distraídas com suas finanças no trabalho dizem que passam três horas ou mais no trabalho a cada semana pensando ou lidando com questões relacionadas às suas finanças pessoais. Ou seja, as finanças pessoais têm interferido no trabalho e consequentemente diminuído a produtividade.

Um Estudo realizado pela MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (2018), diz que somente 40% dos funcionários no Brasil sentem que possuem controle sobre suas finanças. Além disso, 42% dos funcionários sentem confiança para tomar decisões financeiras certas para sua família, o que demostra a falta de conhecimento neste âmbito.

Educação financeira no ambiente de trabalho

O mesmo estudo mostra que 37% dos funcionários concordam que passam mais tempo pensamento em sua vida financeira no trabalho do que deveriam. Outro dado importante é que 82% dos funcionários colocam a educação financeira como um benefício importante dado pela empresa. Ou seja, educação financeira é um fator importante para os funcionários. Portanto, empresas que prestam esse serviço são vistas de uma forma melhor por seus empregados. Clique aqui para saber mais sobre educação financeira como benefício corporativo.

De acordo com o estudo “Leading the social enterprise: Reinvent with a human focus” (Deloitte Global Human Capital Trends, 2019), as organizações têm a oportunidade em melhorar a experiência do trabalhador, com base numa compreensão nas aspirações que os trabalhadores têm e ajuda-los a alcançar tais aspirações. O que vai de encontro com a ajuda na vida financeira dos trabalhadores.

Conclusão e solução

Com os dados acima citados, é possível concluir que a saúde financeira do trabalhador interfere diretamente na sua produtividade no trabalho. Uma solução para resolver este problema que tem atingido grande parte dos trabalhadores, é o empregador fornecer educação financeira para seus funcionários.

A Unit oferece às empresas parceiras o projeto Unit Educação. Com ele, os colaboradores da empresa terão acesso a:

  • workshops presenciais sobre educação financeira
  • curso online completo sobre educação financeira
  • materiais exclusivos como apostila e planilha de planejamento financeiro
  • linha de crédito consignado de 4x a 8x mais barata do que as outras modalidades

Para se tornar uma empresa parceira, basta acessar nosso site https://www.somosunit.com.br e clicar em Cadastrar Empresa. Em breve entraremos em contato.

Assim, ambos os lados ganham. O trabalhador por ter uma vida financeira saudável e o empregador, por aumentar sua produtividade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Whats App