A importância da educação financeira

A importância da educação financeira

Educação financeira é um daqueles temas que parece estar distante da população. Infelizmente, muitas pessoas ainda o enxergam como algo complexo e que não serve para sua realidade.

E isso está terminantemente errado.

A importância da educação financeira é enorme para a prosperidade financeira de uma pessoa, sendo impossível, sem esses conhecimentos, alcançar o sucesso financeiro. Eles são realmente necessários, não importando sua realidade.

Neste artigo, falamos mais sobre o tema.

O poder transformador da educação

“Educação não muda o mundo. Educação transforma pessoas. Pessoas mudam o mundo.” – Paulo Freire

A brilhante frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, uma das maiores referências na área de educação no país, deixa bem claro uma característica da educação: seu poder transformador.

Indivíduos que hoje possuem educação financeira são totalmente diferentes da época em que não possuíam. A maior compreensão de sua relação com dinheiro, dos conceitos principais relacionados ao tema e de quais atitudes são as mais indicadas para as determinadas situações que podem ocorrer, faz com que você evolua sua mentalidade.

E veja que não é algo difícil de ser aprendido, como a maioria das pessoas costuma pensar: 45% dos brasileiros que afirmam possuir um bom grau de educação financeira aprenderam sozinhos esses conhecimentos, de acordo com um levantamento do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Atualmente, os conteúdos sobre esse assunto estão amplamente disponíveis na internet, por meio de vídeos no Youtube, artigos de blog (visite www.somosunit.com.br/blog para encontrar diversos conteúdos essenciais para você) e pelo nosso curso online e exclusivo Jornada do Sucesso Financeiro (que está disponível de forma gratuita temporariamente; visite https://unit.teachable.com para acessá-lo).

Ou seja: a educação transforma sua mentalidade e está ali disponível para todo aquele que deseja ser transformado.

A importância da educação financeira: uma mudança comportamental

Transformar uma pessoa para melhor, assim como a educação financeira faz, é bom. Mas só isso não basta. Afinal, conhecimento sem ação é vazio.

O resultado mais relevante que a educação financeira traz para você é a mudança comportamental que ela promove. A importância disso é inimaginável. Ao transformar a sua mentalidade, seus pensamentos também são alterados e, consequentemente, suas ações perante a realidade.

Com a mentalidade correta, o seu padrão de comportamento vai se ajustar em direção aquilo que você deseja, que nesse caso é o sucesso financeiro. O planejamento financeiro, o controle inteligente dos gastos, a preocupação em poupar e investir eu dinheiro de forma correta para a aposentadoria, entre muitos outros, são exemplos de hábitos fundamentais que a educação financeira pode te trazer.

Mas não ache que isso é fácil, rápido e mágico como você pode estar pensando. O que acontece é que você possuirá uma vantagem diante daqueles que não possuem o seu conhecimento sobre educação financeira e, portanto, não sabem quais atitudes e caminhos tomar para prosperarem.

Ainda assim, a parte a importância da educação financeira nesse processo, depende de você e da sua disciplina para que os hábitos certos integrem a sua rotina e, ao longo do tempo, melhorem a sua vida e sua condição financeira.

Educação financeira: o melhor (e único) caminho para o sucesso

A partir da mudança de comportamento, como a educação financeira pode me ajudar no caminho rumo ao sucesso e a independência financeira? É simples.

Cabe aqui uma frase do grande filósofo grego Aristóteles para melhor sintetizar a ideia: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

Na prática, se você possui hábitos financeiramente vantajosos, a tendência é que você enriqueça com o tempo. O contrário também é válido: se você não teve acesso à mudança comportamental causada pela educação financeira, será muito mais difícil prosperar e alcançar o sucesso financeiro.

Buscar uma renda extra, poupar nos momentos corretos, saber trocar suas dívidas por juros menores, investir seu dinheiro de forma eficiente, etc. Feitos com consistência, eles vão (quase que inevitavelmente) te levar ao enriquecimento. Na verdade, eles são fundamentais para isso. Sem eles, é impossível prosperar, pois seus esforços estarão sendo feitos em uma direção errada.

Logo, a conclusão é definitiva: Educação Financeira é indispensável. Ela precisa fazer parte da sua vida. E quanto antes melhor, pois o tempo é seu aliado nesse processo.

Em resumo, a educação financeira muda sua mentalidade sobre o dinheiro e as atitudes necessárias para enriquecer, que por sua vez molda o seu padrão de comportamento (hábitos), que é o que te gera resultado e faz você se aproximar cada vez mais do seu objetivo.

Gostou desse tipo de conteúdo? Fique ligado no nosso blog para mais conteúdos como esse. E nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Facebook e Instagram.

Conheça nossa plataforma em www.somosunit.com.br.

Deixe uma resposta

Fechar Menu