O que são Fintechs e quais os benefícios que elas têm trazido para os consumidores de serviços bancários?

O que são Fintechs e quais os benefícios que elas têm trazido para os consumidores de serviços bancários?

As fintechs são o resultado dos avanços do universo digital e do uso cada vez maior da internet como principal meio de comunicação.

Como o próprio nome sugere, fintech é um termo de origem inglesa, que significa fin (financeiro) + tech (tecnologia).

Fintechs, assim, podem ser entendidas como empresas que atuam no segmento de serviços financeiros, e que possuem a tecnologia em seu DNA,  enquanto principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.  

Enquanto as tecnologias são auxiliares das empresas tradicionais, numa fintech elas são a sua razão de ser.

O objetivo das fintechs é oferecer soluções financeiras mais acessíveis, simples e baratas para a população

A lógica por trás de uma fintech é a de atender a uma demanda por soluções financeiras mal atendida pelas instituições tradicionais, resolvendo “dores” legítimas dos consumidores. 

Quando falamos em serviços e produtos financeiros a grande maioria das pessoas lembra dos Bancos, e as primeira coisas que vêm à mente são fila, espera, burocracia e altas taxas. 

De acordo com o Millennial Disruption Index, 53% dos jovens não acreditam que seu Banco tenha ofertas diferenciadas, 71% preferem ir ao dentista do que ouvir o representante de um banco e um em cada três está aberto a mudar de banco nos próximos 90 dias. Do total, 73% ficariam mais entusiasmados com uma nova oferta de serviços financeiros.

O movimento das Fintechs vem para mudar esse pensamento sobre os serviços financeiros, buscando não apenas simplifica-los, mas também democratizar o seu acesso à população. 

Quais as vantagens proporcionadas pelas fintechs?

O que as Fintechs de Crédito fazem de tão especial para seus consumidores?

Em função dos seus procedimentos simplificados e do uso intensivo de tecnologia nos seus processos, as fintechs conseguem operar com menores custos, e ainda reduzir riscos, como o da inadimplência. Isso gera mais eficiência e, consequentemente, menores custos para o consumidor.

Os serviços de contas digitais gratuitas, cartões de crédito sem anuidade, e dos empréstimos online, foram iniciados por fintechs, por exemplo. 

Com processos digitais e desenhados para a melhor experiência de consumo, as fintechs conseguiram quebrar o paradigma da burocracia dos bancos tradicionais. 

Sem filas, nem gerentes. Tudo online, rápido, fácil e seguro, com a conveniência de ser acessado ou contratado de qualquer lugar, inclusive de casa, pelo celular ou computador. 

Desse modo, ao reinventar serviços financeiros, desburocratizar processos e entregar um atendimento de qualidade por um preço mais baixo que o de bancos tradicionais, as fintechs vêm ganhando a confiança dos clientes e causando uma verdadeira revolução nos serviços financeiros.

Quais os serviços oferecidos por fintechs?

 1. Empréstimos

Com processos digitais e utilização de modernos algoritmos de credit scoring (pontuação de crédito) e de tecnologias como big data e inteligência artificial, as fintechs de crédito reinventaram o modo de contratar empréstimos.


Com a aplicação dessas tecnologias as fintechs conseguiram melhorar a qualidade da análise de crédito, reduzindo o risco e preço dos empréstimos, aumentar a taxa de aprovação dos pedidos, diminuir o tempo de contratação e liberação dos valores, além de permitir que tudo seja feito de onde você estiver, pelo celular ou computador.


A Unit é uma fintech de crédito com soluções personalizadas para cada perfil de cliente. Temos as melhores taxas do mercado e nosso processo de contratação 100% digital, simples, rápido e seguro.

CONHEÇA NOSSAS LINHAS DE EMPRÉSTIMO 

2. Conta bancária online

Pagamentos, recebimentos, depósitos, saques, consulta de saldos, extratos, entre outros procedimentos podem ser realizados de forma totalmente digital e muitas vezes gratuita.

Quem gosta de pagar as famigeradas taxas e tarifas de cestas que são cobradas ao utilizar o sistema oferecido pelas instituições bancárias tradicionais? Ninguém!.

3. Gestão financeira

No segmento de Gestão Financeira a proposta das fintechs é ajudar os seus usuários a equilibrarem suas finanças pessoais. Por meio de aplicativos, o usuário poderá controlar as suas receitas e despesas, administrar os seus recursos, saber exatamente o quanto ganha — o que o ajuda a deixar de ser um “endividado” para tornar-se um “investidor”.

4. Investimentos

Outro serviço que também faz parte do cardápio de soluções financeiras oferecidas pelas fintechs é a contratação de aplicações financeiras.

Se antes o investimento financeiro era um setor bem fechado e particular de uma camada específica da sociedade, as fintechs chegaram para mudar isso.

As fintechs democratizaram o mercado de investimentos ao permitirem que pessoas com menos dinheiro também pudessem investir, reduzindo os valores mínimos dos aportes e zerando as taxas de corretagem.

Além disso, por utilizarem tecnologias de ponta e avançados algoritmos, essas empresas revolucionaram o serviço de assessoria, melhorando a eficiência da análise e indicação de investimentos em grande escala.

A Unit

Somos uma fintech de crédito de qualidade e educação financeira. 

Nascemos do inconformismo com a falta de cuidado com a saúde financeira dos brasileiros e com as altas taxas de juros cobradas pelos bancos tradicionais.

Por isso, queremos desendividar os brasileiros e viabilizar seus sonhos financeiros. 

Com soluções de crédito pensadas para oferecer as melhores taxas de juros e condições de pagamento adequadas para cada perfil de cliente, nosso processo de contratação é 100% digital, rápido, fácil e seguro.

Hoje temos em nosso portifólio 3 produtos de crédito de qualidade, que gostamos de chamar de empréstimos do bem. São eles: 

👨‍🏭 Empréstimo com garantia de salário– linha de crédito exclusiva para trabalhadores CLT (carteira assinada) de empresas privadas, com taxas de juros a partir de 1,69% ao mês;

🚗 Empréstimo com garantia de veículo – para quem tem um veículo (quitado) e deseja refinanciá-lo. Taxas a partir de 1,49% ao mês. 

🏘️ Empréstimo com garantia de imóvel – para quem tem um imóvel (quitado ou financiado) e deseja refinanciá-lo. Taxas a partir de 0,84% ao mês + IPCA.

Acesse nosso site e conheça melhor nossas soluções. 

Por Rodrigo Daud

Diretor de Marketing e Produtos

Deixe uma resposta

Fechar Menu